O que é Cold Brew?

O que é Cold Brew?

conversando

Cold brew é o nome dado ao café coado/preparado à frio (com a água entre 5º-35ºC), que faz com que as características da bebida sejam drasticamente alteradas.
Geralmente o preparo consiste em infusionar o café com a água  por um período prolongado de tempo para compensar a falta do calor, pois quanto menor energia, mais lento o processo de extração dos sólidos da bebida, que para o cold brew é um processo que pode levar entre 8-24h.

Por conta ainda da menor temperatura de extração e os longos tempos de infusão, o processo de preparo do Cold Brew altera bastante as características sensoriais da bebida do café.
A exposição ao oxigênio costuma conferir toques densos e quase alcoólicos para a bebida (não existe álcool no cold brew, mas sabores que lembram bebidas alcoólicas são comumente encontrados).
A dinâmica de extração com a água fria também altera os tipos de componentes que são encontrados na bebida final, privilegiando um sensorial com menos acidez e amargor na xícara.

Cold Brew ou Iced Coffee?

Existe uma distinção entre o que é classificado como Cold Brew, que é o termo empregado quando o café é passado com água fria e o que é classificado como Iced Coffee, o café passado da maneira mais tradicional, com água quente, e refrigerado na hora.

A diferença no sabor da bebida dos dois é bastante grande, geralmente com o Cold Brew sendo mais associado com textura mais licorosa, densa e baixa acidez, enquanto o Iced Coffe costuma possuir uma maior acidez e leveza na boca.

Como consumir o Cold Brew?

O cold brew pode simplesmente ser servido somente resfriado ou com gelo, em alguns casos é possível utilizar um cold brew mais concentrado para diluir em água quente, como uma espécie de café instantâneo (inclusive pode-se aquecê-lo no microondas).
Além disso pode ser apreciado com leite, água tônica, suco de frutas ou até mesmo no preparo de drinks alcoólicos como ingrediente em clássicos como Gin-Tônica e Negroni.

Onde comprar Cold Brew?

No Catarina temos uma linha completa de café cold brew engarrafada, com diversas infusões de café com especiarias e ervas, são nossos Elixires e estão disponíveis o ano todo na linha.


Post anterior


Deixe um comentário

 
Carregando Ambiente Seguro