O que é o Terroir do café?

terroir viajando

Terroir (ou terruá, pra você falante do idioma brasileiro) é um termo que, com frequência, aparece no dialeto dos amantes de ingredientes finos como vinho, cacau, queijo e, claro, café.
Mas afinal: que raios isso significa? 
 
Terroir é um termo emprestado do idioma francês, que, traduzido meio ao pé da letra, significaria 'território' - aí reside um problema conceitual: quando nós traduzimos desta maneira podemos entender que estamos falando do terreno, do lugar em si onde o café cresce. 
Preferimos traduzir  

a palavra como 'territorialidade', abrangendo outros aspectos como a cultura, história, recursos e vontades das pessoas que habitam aquele local: o componente humano por trás do produto. 

 

O resultado da bebida final do café vem, claro, da interação entre solo e clima (disponibilidade de nutrientes, de luz solar, de microorganismos) com a planta, o cafeeiro - resultado este que também é moldado pelas escolhas feitas pelas pessoas que manejam o café - e os recursos que elas têm a sua disposição. 

 

Portanto, cada xícara funciona como um portal que nos conecta diretamente com as origens de cada grão, daí a importância de saber como, quando, onde e quem fez nosso café do jeito que ele é. 


Post anterior Post seguinte


Deixe um comentário